Perguntas Frequentes

Reúno aqui as respostas às duvidas mais comuns direcionadas a mim desde que comecei a escrever esse blog.

  • Cirurgia Facial. O que é? Porque fazer? Como fazer?

A cirurgia na verdade é um conjunto de procedimentos que visa eliminar os traços comumente causados pelo testosterona na puberdade de um corpo geneticamente masculino, para adequá-lo aos padrões normalmente associados aos das mulheres. As possibilidades são inúmeras: remodelagem do queixo, do nariz, raspagem do Pomo de Adão, da testa, aumento dos lábios, das bochechas, e mais.

O objetivo da maioria das pessoas que se submetem a esse procedimento é fazer a transição de uma aparência masculina para uma aparência feminina, e ser reconhecida como mulher por aqueles com quem se interage, além da busca pela maior satisfação com relação à sua aparência.

Os detalhes do procedimento que eu realizei, incluindo preços, estão neste documento. Aqui podem ser vistas algumas fotos tiradas uma ou duas horas depois da operação e aqui algumas fotos comparativas entre meu rosto antes da cirurgia e como ele ficou três meses depois.

A recuperação é curta e simples. Caso você opere o queixo, ficará alguns dias sem poder comer direito. Caso opere o nariz, uma semana sem poder respirar por ele e umas duas ou três semanas com manchas de cores variadas no rosto, roxo, amarelo e verde. No caso da testa, exige-se um cuidado maior para lavar o cabelo sem fazer força em cima da cicatriz, e no caso do Pomo... bom, fica um pouco difícil de engolir nos primeiros dias, nada demais. Não senti dor nenhuma, e após sete dias já havia retirado os curativos. Após um mês, voltado a malhar.

Considero a mudança na minha aparência bastante drástica, e sei que sem isso teria enorme dificuldade - senão impossibilidade - de ser aceita socialmente como mulher.

  • Mamas. Naturais ou implantadas?

Tentei esperar as mamas crescerem somente com o uso dos hormônios durante mais de 12 meses, mas o resultado foi pífio, insuficiente. O tamanho natural da minha caixa torácica pode não ser dos maiores, mas a minha potência muscular é incomum tanto nas trans quanto nas cismulheres, então eu precisaria de mamas no mínimo um pouco grandes para se tornarem proporcionais ao meu tamanho.

Este post mostra o tamanho máximo que elas atingiram naturalmente após um ano de HRT. Eu fiz um implante submuscular parcial de próteses de 375ml, texturizadas de perfil superalto e formato redondo da Eurosilicone, tecnicamente detalhadas neste documento. Sim, meu nome social está escrito incorretamente, isso acontece muito comigo. Enfim, a operação foi orçada desta forma.

Considerei o tamanho final bastante proporcional, e a projeção suficiente e confortável. Há uma pequena assimetria vertical - minha prótese esquerda se localiza alguns centímetros abaixo da direita - mas eu ainda não sei se irei retornar somente para levantá-la ou se irei preferir um aumento de ambas as mamas, caso no qual a ocasião provável seria de abaixar a direita.

Psicologicamente posso dizer que a efetuação deste procedimento teve um impacto amplo e positivo. Em posts pela época de janeiro a março de 2013, é possível acompanhar a evolução da minha opinião sobre essa mudança no meu corpo. Apesar das consequências a longo prazo serem pouco previsíveis, uma mudança importante que detectei foi minha disponibilidade para considerar um relacionamento com um homem. Enquanto durante muito tempo eu me via insuficientemente feminina para me colocar no pólo feminino de uma relação, não acho que esse seja mais o caso. Me vejo agora completa. Completamente bonita e completamente mulher. Só o tempo dirá o que isso trará para minha história.

  • Hormonização. Como começar? Como fazer? Quanto custa? O que você toma?

Para iniciar o procedimento no Brasil, há três possibilidades. A primeira é se inscrever no programa de assistência do SUS para transsexuais. Nesse caso, haverá algumas consultas com um psicólogo ou psiquiatra antes que ele formule um documento que, encaminhado a um endocrinologista, o permitirá lhe indicar e lhe fornecer gratuitamente os hormônios necessários. A vantagem principal deste método é a total gratuidade do tratamento. As desvantagens são a falta de vagas no sistema, a demora para o início e a continuação do tratamento e o ambiente onde tudo é realizado.

A segunda opção é procurar um psicólogo, psiquiatra ou psicanalista que seja pago de forma privada ou pelo seu plano de saúde, e depois um endocrinologista da mesma forma. Normalmente, profissionais que tenham conhecimento sobre a transsexualidade são difíceis de serem encontrados e cobram caro por suas consultas, mas a velocidade do procedimento está mais sob o controle do paciente do que no caso do serviço publico.

A terceira opção é a auto-medicação  Ela é mais barata que a busca por profissionais privados, mais rápida que a busca por profissionais públicos e não lhe obriga a frequentar hospitais do SUS. Por outro lado, sem acompanhamento médico, os riscos são mais elevados. Recomendo que pelo menos seja realizado um exame de sangue a cada três meses para ter certeza que seus níveis hormonais - e de outros tipos - não estejam exageradamente fora do padrão.

Eu realizo a auto-medicação. Não tenho paciência para esperar a lentidão da nossa saúde publica nem, honestamente, confio na formação de seus profissionais. Estive no HUPE uma unica vez - e na Central do Brasil mais uma, na secretaria de sabe-deus-o-que que "auxilia" transsexuais - e não pretendo voltar em nenhum dos dois lugares. Já variei bastante as quantidades, e a dieta inicial que recomendo é a seguinte:

A cada 12 horas:

50 mg de Espironolactona (oral)
1 mg de Finasterida (oral)
2 mg de Natifa (sublingual)

Sim, eu já ouvi falar do Perlutan. Sim, eu sei que boa parte das trans toma ele. Não, eu não faço a menor ideia do porquê, nem tomaria. Primeiro por não ter a menor formação acadêmica para me injetar um negócio  direto no corpo. Segundo por quê, na minha opinião, ele funciona de forma anti-natural. Uma entrada de altas quantidades de hormônio uma vez a cada 7, 15, ou 30 dias? Não é assim que o corpo genético feminino funciona, ele produz um pouco todo dia. Além disso, a forma de estradiol que existe no Natifa - e no Estrofem, que não é mais vendido no Brasil - é quimicamente muito mais próxima ao estrogênio natural do que a forma encontrada no Perlutan.

Para as compras por preços baixos e com delivery, recomendo um desses dois sites:

  • Voz. Como mudar? Como você mudou a sua?

Três opções. Cirurgia, fonoaudiólogo ou autodidatismo.

A cirurgia é cara e eu não conheço profissionais brasileiros, então requer viagem, passaporte e todos os problemas de uma ida a outro pais. Há também alta probabilidade de precisar de uma segunda ou terceira intervenção para deixar a voz no timbre desejado. E é permanente, o que pode ser um ponto positivo ou negativo para você.

A terapia fonoaudiológica é demorada e um pouco cara, mas pode ter resultados excelentes sem por sua saúde em risco caso você seja acompanhada por um profissional capacitado. O único motivo pelo qual nunca segui esse caminho é realmente a priorização de outras necessidades que necessitam de gastos financeiros.

O autodidatismo é a opção mais demorada e você pode não atingir o resultado desejado, mas a vantagem é ser de graça. Há uma infinitude de videos com exercícios e práticas no YouTube, e os fóruns da Susan's Place tem discussões intermináveis sobre o assunto. Foi através dele que alterei a minha.

Em São Paulo, no Ambulatório para Saúde Integral de Travestis e Transexuais, é realizado um trabalho de feminização vocal sem cirurgias. Eu falo dele neste post.

  • NamoradA? Você fez a transição pra que se gosta de mulheres?

Pelo mesmo motivo que aquele seu amigo gay não quer se apresentar como mulher, e aquela sua prima lésbica não quer ter o nome de um homem: porque identidade de gênero e orientação sexual são duas coisas desligadas.

Uma explicação ao mesmo tempo simples mas simplória é a seguinte: orientação sexual define quem você quer levar para a cama. Identidade de gênero define quem você quer que seu parceiro ou sua parceira veja na cama. Digo simplório porque há, por exemplo, transgêneros sem vida sexual, então a explicação se tornaria de difícil compreensão. A questão principal é: apesar de querer ser vista como mulher, eu quero ser vista dessa forma por uma mulher.

"Esse trabalho todo pra nada, era mais fácil aceitar quem você é quando nasceu." Já ouvi isso. Não, esse trabalho todo para ser feliz. Afinal, bunda eu já tinha pra dar, e com certeza atraia muitos olhares masculinos antes da transição, então não faz o menor sentido transicionar 'para ficar com homens', você transiciona para ser vista e tratada como sempre desejou.

Imagine se vestir todo dia como o Bozo para sair de casa e as pessoas lhe cumprimentarem sempre com um "bom dia, filho da puta", ou "bem vindo, seu corno". Mais ou menos assim que uma transmulher se sente todo dia saindo de casa com roupas masculinas e sendo chamada de "senhor". Todo. Santo. Dia.

62 comentários :

  1. Oi amor tudo bem?
    Em relação a esta dosagem hormonal....quem te passou? e vc toma ela continuamente, tipo, sem previsão ou escolheu algum período para aumentar ou diminuir a dose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernanda,

      Eu decidi ela apos visitar o site wwww.transgendercare.com e sofrer alguns efeitos colaterais por super dosagem. Entao tomo os hormonios la indicados mas em doses menores. Exames de sangue me ocnfirmaram que meus niveis das substancias pertinentes no sangue estavam entre os aceitaveis, por isso mantive assim indefinidamente.

      Excluir
  2. May, essa dieta que você mostrou já é em doses menores né? E só esses remédios ai saem mais de 300 reais por mês? E como você consegue saber se é 50mg, 2mg ou 3mg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é em doses menores. Esses remedios tem saido em torno de 250, 300. A dosagem vem escrita em cada medicamento.

      Excluir
  3. Amor, será q consigo comprar estes medicamentos sem receita?
    Ou como poderia conseguir uma receita ?? beijosss.. estou amando seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinha =) Nenhum dos medicamentos requer receita. Eh chegar e comprar. Ou melhor, pedir pra entregar em casa =P

      Excluir
  4. Você compra o genérico May?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor , o genérico tem mesmo efeito do tradicional...pode confiar...e sai até mais barato...fiz as contas do medicamento , pelo menos aqui no interior de Sp vai sair por volta de 90 reais, beijos

      Excluir
    2. Eu compro os remédios que tem esses nomes mesmo, mas nao sei se sao genéricos. O natifa eu sei que nao, a Espiro eu sei que sim... a Finasterida eu nao sei.

      Excluir
  5. May, fiz um orçamento com o pessoal da facial Team...via foto ( web), ficou em 26.000, sou professora ( vc já pode imaginar como meu salário é altíssimo neh?????), vc sabe se eles fazem financiamento ou algumas formas práticas de pagamento, pois eles não me informaram pelo email....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, deve ser infiniiiito XD
      Infelizmente, acho que só aceitam pagamento a vista. A solução é negociar um empréstimo em uma financeira.

      Excluir
  6. Você acha necessário o uso da Progesterona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que acelera o crescimento dos seios. Eu não sei lhe dizer com certeza.

      Excluir
  7. May...sem querer abusar da sua boa vontade rsrsrs já abusando... quais sites em português vc achou técnicas e exercícios vocais para melhorar a voz?? e sites utilizados para sua pesquisa.

    Me desculpe se nós...acabamos sendo inoportunas...mas é q seu blog é de extrema utilidade.

    beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao se preocupe em fazer as perguntas =)

      Nunca achei sites em portugues falando sobre voz. Aliais eu acho que nunca achei sites em portugues falando sobre nada. Na parte de "links uteis" aki do blog eu falo dos que usei pra pesquisa, ams estao todos em ingles...

      beijinhos

      Excluir
  8. Pretende voltar a usar progesterona, talvez em uma quantidade inferior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tenho essa intençao. Estou satisfeita com os resultados hormonais atuais e sem plano de saude para fazer exames, entao prefiro seguir de forma cautelosa.

      Excluir
  9. Minha querida May.... vc ja viu este Canal???

    http://www.youtube.com/user/MundoTransexual?feature=watch

    ResponderExcluir
  10. Meninas..os medicamentos que vcs pagam 200 e quase 300 reais.. eu fechei o meu pedido por 122 reais neste site.
    Chegou hj de manhã e já tomei os primeiros comprimidos..
    Caso se interessem....
    https://www.drogaraia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente, sou mentalmente retardada. Comprei da ultima vez o Finasterida 5mg e cortei no meio. Infinitamente mais barato. =|

      Excluir
    2. Simm.. e veio certinho... e eu comprei para 1 mês para tomar de 12 em 12 horas como vc... mas este primeiro mês resolvi tomar 1 por dia...mês q vem aumentarei a dose...e vamos nos comunicando..quem achar o medicamento com melhor custo, avisa aqui..
      beijos amores.

      Excluir
  11. May, procurei no site drogaraia o medicamento Natifa, e apareceram dois: Natifa 1 Mg 28 Comprimidos, de 28 reais e Natifa Pro 1/0,5 Mg 28 Comprimidos, de 40 reais. Sabe qual a diferença entre essas duas Natifas? Na primeira tem apenas estradiol e na segunda tem valerato de estradiol acetato de noretisterona, qual é a que você toma?

    ResponderExcluir
  12. May, você usa o Natifa de 5mg, e o parte ao meio para tomar metade pela manhã e a outra metade pela noite, de 12 em 12 horas, tomando assim duas vezes ao dia?

    Porque eu estava lendo um site e tinha dizendo que os comprimidos eram revestidos, para evitar contato da pele com o igrediente ativo, pra não cortar ou esmagar os comprimidos...

    ResponderExcluir
  13. O Natifa eh d 1mg. Se vc fala do finasterida, esse sim eu corto. Qual voce ta falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, tinha respondido no local errado, rs.

      Sim, eu estou falando do Finasterida, perdão. Eu inclusive li isso no site Trangendercare, no link de medicamentos - finasteride, e lá tinha falando isso...

      Excluir
  14. Perdão, troquei, estou falando do Finasterida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ha realmente algum problema em tocar o conteudo na pele, vale mais a pena tomar o comprimido pegando ele com uma pinça do que comprar o de 1mg. A diferençA de preço é enorme.

      Excluir
    2. Realmente, a diferença de preço é gritante, e tenho ouvido comentários ultimamente sobre o natifa estar caro, e tomando o de 1mg, deve ser um peso enorme, pois se toma no mínimo uns 4 por dia, rs.

      A quanto tempo você toma o de 5mg? Acha que tem o mesmo efeito e tem feito as mesmas mudanças do de 1mg? Beijos.

      Excluir
    3. Omg, Finasterida. O Natifa não sai da minha cabeça, KKKKK.

      Excluir
    4. Cara, a composiçao quimcia é a mesma, nao tem muito motivo pro resultado nao ser tambem...

      Excluir
  15. Meninas sabemos q vcs tomam de 12 em 12 horas....mas como tomam os medicamentos??
    Eu comecei tomando um às 9 da manha, outro às 10 e o terceiro às 11, inclusive após 12 horas...mas sinto dor no lado esquerdo da cabeça e alguns incovenientes momentos hahahahahahah, estou sendo sincera..
    me ajude como vcs tomam?

    Beijos e ótima noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo tudo de uma vez, meio dia e meia noite.

      Excluir
    2. May, será que tem algum risco em tomar todos os medicamentos juntos? Estou pensando em começar a minha dieta com Natifa, Finasterida, Espironolactona e Provera, só que fico pensando... Será que tem algum efeito ruim em tomar os 4 seguidos um atrás do outro, ou seria melhor dar um prazo de uma hora, pra tomar ao menos de dois em dois? Quando você tomava os 4, tomava de uma vez só? Medo de overdose.

      Excluir
    3. Eu tomava tudo junto... agora, se faz bem ou nao é outra historia, ne. o.o

      Excluir
    4. É, mas ao menos os efeitos você conseguiu né? Eu vou tentar ver se consigo dividir meio que ao menos 2 medicamentos em um momento e uma hora depois os outros 2, pra balancear um pouco, porque seriam 6 comprimidos um atrás do outro. Ai assim eu tomaria em horários que desse para eu tomar 12 horas depois, quem sabe assim também reduz os efeitos de mal estar.

      Excluir
  16. Eu estou tomando um comprimido inteiro de finasterida de 5mg pela manhã, sem partir/cortar, será que tem algum problema ingerir essa quantidade de uma vez? Acho que não, já que é vendido nos próprios 5mg né?

    ResponderExcluir
  17. meninas vcs poderiam falar dos efeitos colaterais que tiveram?
    Sinto um pouco de dor de cabeça e meu olho esquerdo fica levemente estranho....

    ResponderExcluir
  18. May, voce acha que a dosagem subligual é melhor mesmo? tm os picos de estroeios mas eles duram no maximo umas duas horas... nao seria melhor tomar o natifa oralmente mesmo haha, beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que oralmente, seu distema digestido derreto 50% antes de chegar no teu sangue =P

      Excluir
  19. oi may acompanhei toda sua transformaçao e vc era um gato antes e e uma gata agora, mas eu queria saber oq vc fez com os pelos sou gay nao trans mas queria me livrar deles e a depilaçao nada muda oq vc fez??/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve ter feito luz pulsada. Procure uma empresa com a maquian de Light Sheer Diodo. Vai funcionar =)

      Excluir
  20. MAY,E O CLIMENE FAZ EFEITO ?

    ResponderExcluir
  21. ola minha querida descobri seus videos no yutube por acaso e achei os seus videos fantasticos !!!pois façao acompanhamento no hospital de clinicas de porto alegre .Rio grande do sul ,para adquaçao sexual e dentro deste acompanhamento a minha outa vontade e de lixar somente a testa vc poderia me indicar a clinica ou equipe que realisou seus procedimentos ou ate mesmo me passar algun tipo de valores???obrigada vc e simplesmente lindissima!!!MONIQUE AMARAL...

    ResponderExcluir
  22. Oi May so quero te parabenizar pelo belissimo trabalho social que direta ou indireta mente vc vem fazendo no seu blog. Sabe tenho 34 aninhos e descobri coisas muito inportantes no seu blog,principalmente com relaçao a reposiçao hormonal...preciso rever meus conhecimentos antes que seje tarde rsrsrs....Mais uma vez meus PARABENS bjim fica com Deus....

    ResponderExcluir
  23. Olá Mayra, estou pensando em mudar do acetato de ciproterona para espironolactona, atualmente estou a tomar 25mg de manhã e 25mg a noite depois das refeições. Eu queria saber que efeitos voçê sentiu ou não quando iniciou com a espironolactona, se monitoriza regularmente os niveis de potássio e se tem algum cuidado com a alimentação...
    Obrigaga
    Fabiana
    (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei a tomar a espiro, eu acho que tomava 100mg a cada 12h. A obvia overdose me causou inchaços terriveis nas pernas e sensibilidade extrema na derme. Todos os sintomas sumiram quando a dosagem foi diminuida para 50 a cada 12h.

      Excluir
  24. humm, sim horrivel, imagino pois voçê começou com uma dose muito elevada!
    No caso de eu mudar para a espiro, era no que estava a pensar 50mg a cada 12h.
    Brigada pela resposta! ;)
    ham acabei de ver as fotos dos seus implantes, parabéns ficaram lindos!
    Boa recuperação
    bjs.

    ResponderExcluir
  25. meninas e meninos, sem querer utilizar esse blog da mayra que adoro como veículo de marketing do meu blog, mas afim de unir ainda mais todas nós, gostaria que conhecessem meu blog: mariannetrans.blogspot.com O BLOG acabou de ser criado, e nele divulgarei meu tratamento em todas as suas etapas, semana que vem é a minha consulta com psiquiatra, estou nervosa e ansiosa, e claro conto tudo no blog. bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesma criaria um post sobre seu blog, mas gostaria de salientar um ponto antes: "Quando a transexualidade se instala depois da adolescência, é quase sempre irreversível."

      O que isso quer dizer exatamente?

      Aliais, para falar de numeros e pesquisas exatas, é bom sempre citar fontes.

      Excluir
    2. May
      Tenho 24 anos terei um bom resultado se começar a fazer a hormonização agora?ou jé é tarde?

      Excluir
    3. Depende. Eu comecei no fim dos 23. Tive bons resultados? ;)

      Excluir
  26. May, é o seguinte, segundo o dr drauzio varela que utilizou a pesquisa da universidade de amsterdã.. então ficou meio estranho a fala do dr drauzio varella, pois em nenhuma idade é reversivel ... may, foi a melhor definição resumida de transexualidade que achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas ficou ambíguo. De qualquer forma, me desculpo por deletar os outros comentários, mas prefiro manter a discussão nessa pagina referente às perguntas nele mencionadas. Esperarei um pouco e reanalisarei seu blog para divulgação.

      Excluir
  27. Ola Mayra, parabéns e muita coragem sua, um beijão, sou trans também, adora as mulheres, tenho certeza que gosto do meu corpo com aspecto feminino e fica muito mais bonito, e tenho também atração por mulheres. As vezes acho isso tudo muito louco e complicado, as pessoas não entendem como um homem quer ser mulher e ter atração por mulheres, eu também não entendo, só sei que gosto assim, mas isto é muito difícil pois pelo menos eu estou sempre num caminho solitário. Um grande beijo e sucesso em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aqui você descobre que esse caminho não é tão solitário. E vou te dizer, tem mais meninas. Algumas até preferem outras trans do que cis. Esse mundo é louco xD

      Beijao

      Excluir
  28. Oi Mayra, tudo bem? Gosto bastante do seu blog e das explicações sobre o que é ser uma trans lésbica (o que pra mim era algo até que sabido, mas nunca visto). Comecei minha transformação faz pouco tempo, há cinco meses, nem hormônio tomo ainda (medo dos riscos de automedicação e efeito da burocracia do SUS). Também escrevo um blog contando sobre minha transformação, mas fico mais no campo das reflexões internas do que no ativismo trans propriamente dito. Espero que agora, depois de todos esses procedimentos como o do rosto (que ficou lindo), você esteja em paz com seu próprio corpo. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sim Marina =) E, sinceramente, não tenha medo de auto medicação. Se você se informar em pesquisas na internet e acompanhar com exames de sangue, qualquer endócrino pode te ajudar a e detectar algum valor muito fora do normal, mesmo que ele não saiba lhe recomendar exatamente o que você deve fazer. No SUS você pode esperar para sempre =/ E os problemas de auto-medicação geralmente são a longo prazo mesmo, então você pode ir fazendo isso até conseguir seu atendimento público.

      Beijinho =)

      Excluir
  29. oi eu me chamo Vick ... é esse são os tipos de medicamentos que eu tomo por dia...finasterida,premarin,natifa,elamax,...e eu tava tomando o sandrena gel..mais esse ultimo parei de tomar por achar muito caro e muito chato em aplicar...ah eu também faço o uso do Perlutan mais as vezes eu sinto que ele aumenta o meu libido e fico péssima em relação a isso...
    bom eu gostaria de saber da May com as suas visitas em laboratórios você já perguntou ao endocrinologista sobre o gozo? tipo! se eu gozar eu coloco toda a minha dieta hormonal a perde? no meu caso em particular eu não gozo mesmo...mais as vezes hehehhe...é quase impossível de lutar contra o próprio corpo e a natureza ...mais quando eu faço isso fico péssima mesmo e as vezes ataco os medicamentos sem dor e nem piedade e me sinto muito culpa e quase em pós-depressão...eu gostaria de saber o que você acha do premarin estrogênios conjugados? fico no aguardo...se preferir me responde por email.... segue denisydioseph@gmail.com

    ResponderExcluir