Links Úteis

Nessa pagina listarei fontes externas importantes sobre a transsexualidade, tanto aquelas que fornecerem informações quanto as que transmitirem esperança. Lembrem-se que, ao navegar na sessão principal do blog, as categorias "Outros Casos" e "Famosos" contam histórias que, muitas vezes, vêm acompanhadas de links de blogs, livros ou outras formas de exposição da vida dessas pessoas e podem, igualmente, servir de inspiração. Importante ressaltar que a maioria dos sites comentados aqui provavelmente estará em inglês - nada que uma boa dose de paciência e uma aba do Google Tradutor não resolvam.

Nacionais


Um site focado em disponibilizar vagas de trabalho para profissionais transgênero, em todas as áreas de atuação e em todos os Estados do país. O site ainda tem poucas informações por ter estreado recentemente, mas acompanhe-o, a tendência é um crescimento vertiginoso.


Um site focado na transexualidade em fase escolar, literatura útil para pais, educadores e trans adolescentes.


Uma leoa de juba mostra como a vida de uma transmulher pode ser dificultada pela falta de compreensão e  conhecimento das pessoas ao seu redor através de situações da vida real, posta em quadrinhos.

Informação


O foco da mídia em mulheres transsexuais é majoritário em duas categorias: famosos "mudando de sexo" e transexuais sofrendo agressões verbais ou físicas  Dessa forma, a impressão passada é que, à exceção do  berço de ouro, @ transexual está destinado ao fracasso e sofrimento. Esse site conta histórias de mulheres transexuais comuns, normalmente de classe média ou média alta, que seguem vidas comuns, felizes e bem sucedidas, em uma tentativa de desmistificar essa impressão e fortalecer a convicção de pessoas que ainda não iniciaram ou se encontram no período de sua transição e temem por seu futuro profissional.


Escrito por três médicos certificados, o site discursa sobre tratamento hormonal, eletrólise para retirada de pelos faciais e corporais e procedimentos cirúrgicos pertinentes à transição de gênero. Eu não li o resto do site, mas a sessão hormonal foi a receita de bolo que segui desde o começo. Utilizo  no entanto, doses menores do que as sugeridas pelo site: meus exames de sangue retornaram resultados fora dos limites ao tentar ingerir toda a quantidade recomendada.


Uma fonte infinda de informação sobre transgenderismo. Além das sessões de autoria da dona do domínio os fóruns de discussão possuem um número absolutamente enorme de histórias de pessoas que querem fazer, fazem ou já fizeram sua mudança de vida. Vale lembrar que a maioria de tudo que é dito ali vem de leigos contando suas próprias experiencias, então quaisquer procedimentos hormonais ou cirúrgicos indicados são questionáveis. No entanto, conversar com essas pessoas e conhecer estes contos foi essencial para minha tomada de decisão - e a adaptação da minha voz eu fiz a partir de dicas e guias discutidos neste local.


Contendo artigos variados referentes à transexualidade, desde o sexo, a gravidez, a puberdade e discussões psicológicas e filosóficas mais profundas, o portal é um excelente guia para se informar sobre quaisquer aspectos da vida de uma mulher transsexual.


Um centro de informações transgêneras, focado na transiçao MtF e especialmente no procedimento de feminização facial, que conta as histórias de cirurgias bem sucedidas e as transmulheres felizes que nascem delas, e aproveita para mostrar que a vida de uma transsexual pode ser bastante comum e pacata. Vale a pena dar uma lida.


Fundação sem fins lucrativos que objetiva educar a sociedade, os pais e as escolas ao redor de crianças transgêneras para que saibam como lidar com essa situação de forma que as pequenas trans tenham a melhor infância possível. Indicado para pais, educadores... e todo mundo.


Fundado na ideia de distribuir informações realistas para que existam expectativas realistas do impacto da sua transição no mundo, principalmente no emprego, o site ajuda a planejar uma linha do tempo da transição, cita os problemas mais comuns e elabora sobre as melhores formas de levar uma vida normal após a mudança social de gênero.


O artigo específico linkado tenta desvendar 13 mistérios sobre a transsexualidade, confusões comuns que as cis fazem com relação à nossa busca pela satisfação da identidade de gênero. Nele, no entanto, há links para diversos outros blogs, e a autora desse artigo fala bastante sobre a transsexualidade de diversos pontos de vista.

Lazer


Possuidor de um dor artístico interessante e de uma mente criativa, Tab escreve e desenha quadrinhos com histórias sobre pessoas de orientação ou identidade sexual fora da norma, incluindo duas personagens trans. As histórias são fortes e pesadas. O elemento do amor é constante, mas intercalado e desafiado por ódio, raiva, luxúria, inveja e todo tipo de maldade que as pessoas podem infringir umas nas outras e nelas mesmas. Chega ao ponto de discutir assuntos como violência doméstica e abuso sexual infantil. Horrível e maravilhoso.


Um manga sobre um menino e uma menina colegiais, ambos trans, que se conhecem e começam a se relacionar e a transicionar. Não li por não ser meu estilo preferido de arte escrita ou visual, mas deixo aqui para quem possa gostar da experiência.


Anime bem humorado, conta a história de um garoto transportado do mundo real para um jogo, aonde ele começa a influenciar na construção do seu futuro participando de um grupo bastante eclético - onde uma das combatentes é uma transmulher.