19 de maio de 2013

Uma Opinião Sobre Hormônios

- Por Mayra

Uma amiga, ainda pré-transição, me escreveu um post informativo sobre o uso de hormônios. Lembrem-se ao lê-lo que foi materializado por uma pessoa sem formação na área médica. No entanto, ela já se consultou com três endocrinologistas, e eu concordo com a maioria de suas colocações - por vê-las confirmadas em obras médicas e por ouvir minha própria endócrino. Leia abaixo.
Olá, pretendo nesse post ajudar o máximo de pessoas possível e também de maneira direta. Peço que estejam cientes de que qualquer medicamento pode trazer efeitos colaterais, então ao fazer uso de hormônios por conta própria, estarão colocando sua saúde em risco.
Como quem quer se hormonizar,não deixa de fazer por medo das consequências, vou tentar pelo menos aconselha-las da melhor forma possível.
Começando:

Perlutan: Nunca use.
Diane-35(etinil-estradiol): Nunca use.
Climene: Nunca use.
Premarin: Nunca use

Citei apenas esses 4 porque são os mais comuns a serem usados. Nem eles nem os medicamentos que contém a mesma composição desses devem ser usados.
Os únicos medicamentos que temos disponíveis no Brasil que não representam riscos tão altos são o NATIFA e o Estreva-gel(o mais seguro,porém só eficaz se sua testosterona estiver baixa). Há medicamentos com composição igual a deles (17-beta estradiol), porém mais baratos.

Quanto aos anti andrógenos temos a combinação de Aldactone + Finasterida e o Androcur.
Eu faço uso do Androcur por ser mais potente,mas se você quiser fazer uso dele, precisará de uma alimentação MUITO saudável.

Eu aconselho a ter uma alimentação como essa mesmo sem o uso do Androcur, mas se optar por ele, você precisa OBRIGATORIAMENTE fazer um certo sacrifício. NADA de frituras! Frituras + Androcur = transplante de fígado. Nada de frituras, leite integral, tentar evitar carne vermelha, beber no mínimo 3 litros de água por dia, além de consumir bastante frutas.
Há também sempre o risco de trombose. É bom tentar evitar alimentos com adoçante, pois eles aumentam o risco da formação de coágulos. Suco de meio limão por dia + algumas uvas vermelhas vão diminuir muito o risco de trombose.

Quanto à quantidade de hormônios: Androcur: 25mg ~ 50mg por dia. Vai depender da quantidade de testosterona no seu organismo. Mais que isso acredito ser suicidio gradual.
Natifa/Estreva: Comece com 2mg. Passando três mêses faça exames e confira o nível de estradiol. O exame de estradiol custa em média pouco mais de 30 reais,é acessível. Não faça a loucura de começar com mais que isso,falo por experiência própria. Eu usava 4mg por dia e minha taxa de Estradiol estava 519, que é um absurdo. Cada organismo reage aos hormônios de forma diferente, não adianta querer forçar uma coisa e a acabar ganhando um belo câncer.

Pessoal,mais uma vez peço que se forem fazer uso de hormônios, controlem muito bem a dieta...Se tiverem condições,ou acesso à algum endocrinologista so SUS,mesmo que não seja especializado, procurem esse acompanhamento que é essencial.

Quanto à Progesterona: Não se sabe muito bem ainda se a progesterona influi em alguma mudança em pessoas transexuais. Além disso, todos os medicamentos que possuem progesterona e que são vendidos no Brasil são de baixa qualidade. O Androcur é também um tipo de progesterona, então se você quiser adicionar progesterona a sua dieta, o melhor é apenas pelo Androcur mesmo. Nunca tive oportunidade de ver a glândula mamária de mulheres que não usam progesterona, mas pelo menos a minha está bem desenvolvida (obs: é o tamanho da glândula mamária,não dos seios).
Vale lembrar que a chance de você ter depressão usando o Androcur ou qualquer medicamento com progesterona é drasticamente aumentada.

Quanto a idade: Se você for começar antes dos 15 anos, aconselho a não usar mais de 1mg de estradiol por dia. Parece pouco, mas é o suficiente. Já a quantidade do Androcur, creio que 1/4 do comprido em dias alternados já seja mais que suficiente também.

É essencial praticar esportes para evitar mais ainda o risco de trombose. Se você passa muito tempo sentada ou em pé na mesma posição está aumentando muito os riscos de algum problema vascular.

Os 3 litros de água por dia parecem exagero, mas vão diminuir em 90% a chance de qualquer complicação, além de que seu corpo e sua pele vão ficar bem hidratados e bonitos com e tempo.

Boa sorte,fiquem com Deus.
É isso, espero que sirva de guia para tantas meninas que me questionam sobre isso.

Beijos,

- Por Mayra