17 de abril de 2012

Tapete Vermelho

Bom, voltando à nossa programação normal, venho agora contar como foi minha primeira entrevista de emprego e minha primeira aula movimentada. Sexta eu havia ido à faculdade, mas tinha pouquíssima gente... então ontem foi o primeiro dia de abertura ao pessoal de lá.

A Entrevista

Bom, primeiro o caminho para lá. To me sentindo bem estranha às vezes pois sinto que sou bastante olhada. Agora, se é porque estou bonita ou porque me descobriram, não saberei jamais. Usando da força positiva e das mensagens de carinho de muita gente (vocês, inclusive!), vou acreditar que é a primeira opção. Ao chegar mostrei minha carteira de identidade à recepcionista e pedi polidamente para ela me anunciar, pelo telefone, como Mayra. E assim ela o fez, sem titubear. Depois de um tempo ela me direcionou à outra sala onde se daria a entrevista mesmo, toda arrumada, ar condicionado bom, confortável. Me sentei e aguardei o entrevistador. Ao chegar, me cumprimentou e expressou sua duvida com relaçao à marcaçao de horarios. Afinal, para aquela hora havia um tal de  Marcelo marcado. Então eu disse que era eu.



Ele ficou visivelmente surpreso e se desculpou por isso. Perguntou, logo depois, como eu gostaria de ser chamada. Legal, né? Durante a entrevista, além das perguntas normais, ele me perguntou "como é minha relação com as pessoas". Eu concluí que ele estava perguntando o que aconteceu com o Marcelo, se eu tinha uma vida dupla... e expliquei que não, nunca vou chegar à empresa dele de terno e gravata e falar grosso, Marcelo faleceu. Depois, ele disse honestamente que essa era uma questão a se considerar também, levando em conta que meu cargo ia exigir bastante contato com pessoas, mas quis deixar claro que nao era fator exclusivo. Nessa hora pareceu que ele estava tentando ser um pouco mais educado do que sincero, com a questão de não ser exclusivo - mas isso pode ser so paranoia minha. A parte que ele fala que é um fator a se considerar foi de grande honestidade e eu gostei.

Bom, no final ele me fez uma pergunta que me pegou de surpresa. A próxima fase iria ser feita com outra pessoa, com quem eu trabalharia diretamente - e ele queria saber como me apresentaria, no sentido de falar que eu era trans ou não. Eu acabei (depois de me enrolar consideravelmente) falando pra ele falar de cara... mas depois pensei, não precisava. Não que eu não fosse falar antes de terminar o processo, mas pensem comigo: a primeira fase tinha uns 20 e poucos candidatos. A segunda, três. Entao se eu falasse no final da segunda entrevista, por mais que ela nao me quisesse por isso, ela ainda teria outros dois candidatos bons para escolher. E por outro lado, já teria me visto pessoalmente, o que é importante: afinal minha aparência é boa, minha voz é razoável e é dificil para uma pessoa dizer que eu sou trans. Ela pode tirar conclusões pessimistas sobre a minha aparência e nem me chamar pra segunda fase, agora. Mas enfim... fica a lição pra próxima vez.

Ao se despedir me cumprimentou novamente, me agradeceu por ter ido e avisou que em menos de 10 dias ele já queria aquele processo concluído, então a resposta não demoraria. Vamos ver no que dá, nao é? No fim das contas o importante foi: aprendi sobre aquela pergunta fatídica e me sinto mais preparada e confiante caso eu tenha que ir à outras entrevistas.

A Aula

A aula foi mais leve... e mais engraçada. Os professores já estavam informados, já sabiam o que esperar. Dos alunos, muitos não faziam ideia. Então eu curti muito a expressão de surpresa, susto, espanto, estranheza... tinha uns rapazes que cutucavam os outros, me apontavam discretamente e dava pra ler em seus labios: "Que P.... é essa?" Há, eu só ria. Sério, esse tipo de coisa não me incomoda, eu acho graça. E na segunda aula algumas meninas vieram falar comigo, acabamos batendo um papinho de roupa, maquiagem, sabe, bem coisinha feminina. Adorei. Recebi elogios também e é claro, considerando o quão insegura essa situação me deixa, isso me dá uma força muito importante. "Está super natural", uma delas falou. Amei. Enfim, uma outra já tinha visto as mudanças que pus no face, mas falou que foi fantástico me ver ao vivo mesmo assim. Disse que principalmente de lado eu pareço outra pessoa completamente diferente. Tenho de concordar. Disse que vai viajar agora em Maio e que se eu quiser, me trás maquiagens. AHHH, se não? Hiuehaueiae...


Pequena Comparação Antes / Depois
  
Aqui com minha edição tosca no Paint, ajudando a visualizar a diferença no formato do rosto.
Vale lembrar que meu nariz e queixo ainda estavam muito inchados e vão perder bastante tamanho ainda...
  
Uma outra menina quis me ver no fim da aula. Me abraçou, batemos papo, rimos um pouquinho. Não tínhamos muito contato antes, mas adorei aquele tempinho depois da aula. E depois vamos sair pra conversar mais. Ela é um doce, então acho que vamos nos divertir =)

Beijinhos, gente

10 comentários :

  1. Que linda voce!!!

    É isso ai, tem que ter contato com as pessoas, assim voce vai se apropriando da sua nova etapa e aprendendo a lidar com as pessoas de forma mais feminina e natural.

    Desculpe te informar mas sua transicao nao terminou.

    Tudo ainda é novo pra vc, sua aparencia, novos comportamentos ou melhor, comportamento natualmente seu agora (oba.. Chega de fingir ser o "macho-man"), vai aprender aos pouxos a lidar com makes, tipos de roupas que lhe caem nelhor e te deixam mais a vontade, etc. Mas tudo é delicioso, te confesso! Curta cada momento desses.

    Ah mais uma "ma" noticia: voce vai comprar muita roupa que mais tarde vai dwscobrir que nao fica legal. Rs


    Beijinhos e sorte na sua transicao.


    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Ahh eu sei... muitas coisas pra fazer ainda, é um processo longo, complexo... mas sim, delicioso. Cada besteira é uma delicia. Eu nem furei orelha ainda! Ainda nao comprei bijus...

    Brigada Carol =) Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ... Ah, pede pra tua aniga trazer makes da M.A.C que sao excelentes e baratissimas la...

    Aqui é uma facada na jugular....

    ResponderExcluir
  4. Eu vou ! Nossa o corretivo que comprei aqui, 90 reais. Vix maria xD

    ResponderExcluir
  5. Aceita encomendas? Rsrs

    ResponderExcluir
  6. Hahaha se fosse eu eu juro que aceitava! Quando viajar trarei melhoooes de coisa pra TOHdas que pedirem.

    ResponderExcluir
  7. To brincando viu?

    ResponderExcluir
  8. Eu não! Trago mesmo quando sair do pais! iuaheiuahei

    ResponderExcluir
  9. LaviniaGlliari20/04/2012, 08:59

    Aiii May que tudo....... sua entrevista e a facul.. massa!Acho que a partir de agora você tem que se despreocupar mais com as pessoas, se vão perceber que você é ou não... se sacarem que você é elas mesmas vão admitir que você é linda mesmo não sendo biologicamente uma mulher.Como a sua amiga disse você esta muito natural, e ainda vai ficar bem mais, a transição pelos hormônios ainda vai fazer milagres no seu rosto e principalmente no seu corpo, você ainda ta muito no início... pelo que noto nos vídeos do yt e em amigas, fica muito muito muito feminino o corpo e rosto depois dos 9, 10 meses... relaxe menina você ainda vai ficar bem mais gata acredite!!!!
    Nas fotos já da pra ver que é outra pessoa... ps: quero meu nariz igual ao seu kkk quando for na minha consulta levo uma foto sua rsrsrs ta lindo lindo!E o seu cabelo não sei se só eu reparei mas parece que ta bem mais cheio, principalmente nas extremidades da testa que também ta perfeita....... ainn como eu falo putz kk
    beijos linda

    ResponderExcluir
  10. O cabelo eu fui no salao e mudei um pouco o corte, pode ser isso =)
    E sobre o rosto, eu sei, que bom né? Nao so os hormonios, mas o desinxasso(?) da cirurgia tambem vai diminuir o nariz e o queixo, e com certeza eu vou fazer uma comparaçaozinha de fotos aqui pra voces!
    Beijinho menina, volte sempre e fale muito! xD

    ResponderExcluir