6 de novembro de 2012

Inimigo Interno

Logo depois da minha transição  nas semanas quando aqueles que me conheciam entraram em contato pelo facebook, por e-mail ou pessoalmente para expressar suas visões e opiniões - majoritariamente positivas e apoiadoras - ouvi de um amigo que, não importava o que eu fizesse, "continuaria a ser homem". Há mais ou menos um mês, uma mulher comentou no meu canal do YouTube, em um vídeo onde nem a voz treinada eu tinha ainda (pois levava a vida masculina) a revolta de que uma pessoa com tal 'voz de homem' pudesse fazer a transição que "hoje em dia qualquer homem" queria virar mulher. Semana passada, outra menina compartilhou seu antagonismo à gravidez dos transhomens, que isso era pertencente ao sexo feminino e, se queriam ser homens, não deveriam poder fazer isso.

O primeiro comentário veio de um amigo gay, o segundo de uma travesti e o terceiro de uma transexual.

Tudo que posso pensar é: sério isso?

Aqueles que sofrem o preconceito e a raiva, que são agredidos visual, verbal e por vezes até fisicamente, que lutam cotidianamente pelo básico direito de ser feliz... fazendo questão de solapar a felicidade do próximo? Eu acho que algumas pessoas não aprendem direito com a vida.

Não faço essa postagem objetivando agredir ou ofender ninguém, nem exatamente reclamar dessas afirmações que não podem ser classificadas de outra forma senão como preconceito. Principalmente porque são coisas que não me afetam profundamente. Eu vim aqui para alertar a propósito da falta de consciência de capacidade de reflexão e da básica empatia humana.

Tenho certeza que o primeiro não consideraria agradável ouvir que, não importa quantos homens ele beije, ainda vai querer uma vagina. Ou que a segunda gostaria de ouvir que alguém agressiva dessa forma só poderia ser um homem. Ou que a terceira realmente concorda com o que falou - obviamente sem pensar - porque se a possibilidade de gravidez é condição necessária para a classificação como mulher, as transmulheres como ela e eu estão perdidas, né?

Mais do que ninguém, os transgêneros de qualquer tipo, e os desviantes do padrão de orientação sexual que se afirmem em qualquer posição, devem ser pessoas compreensivas, tolerantes e abertas. Se nem isso a vida lhe ensinou, amigo, temo dizer que você não esta aprendendo nem as mais básicas lições dessa existência.

7 comentários :

  1. Bem que a postagem poderia ser INIMIGO ÍNTIMO, sabia ...

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha pensado nisso, mas achei que intimidade não era bem o que denotava minha relação com essas três pessoas. A ideia do interno vem de todos estarem no mesmo grupo, no mesmo "barco", digamos assim. Como na expressão em inglês "Inside Job".

    ResponderExcluir
  3. Okay, okay ........ A colega realmente colega tem razão sim ...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Mayra e a todos!
    Eu não queria que o mundo fosse assim, que só pudessemos ser felizes se os outros apoiarem, que a nossa felicidade tenha que passar nas mãos de outra pessoa, eu enfrento uma dura batalha todos os dias, leciono Física para o Ensino Medio numa escola de supletivo para adultos, eu não havia falado para ninguém sobre minha transição, as caracteristicas femininas começaram a aparecer e todos ficaram e ficam abismados com as mudanças no meu corpo e não estou nem ai com as criticas, outro dia eu falei para um aluno que não quis falar na frente dos outros por medo ou vergonha sobre como começar a transição, eu disse, a primeira coisa que vc precisa ter é PEITO para enfrentar a sociedade e as criticas dos outros, quanto a situação que vc vem enfrentando Mayra, eu acho que se vc ja tem peito o que vc precisa ter para enfrentar as criticas é mostrar aos outros que antes da opinião deles vem a sua, que é a principal!Fazer igual estou fazendo, quem pergunta da mudança eu digo abertamente, sou TRANSEXUAL com muito orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais fragil é uma pessoa, mais provavel é o bullying. Isso porque o bullying, a agressividade, quanto mais "simples", menores os custos para o agressor. No sentido psicologico e até fisico da palavra... é mais provavel que alguem ter perturbe se ela nao tiver que se cansar muito pra fazer isso.

      Ai voce ouve alguem comentando que voce é travesti para um terceiro, voce se mete na conversa e fala "na verdade o termo é transgenero (ou transsexual)". Alguem pergunta se voce tem penis e voce responde "essa duvida esta te corroendo, né". Com o bom humor e o desligamento emocional, o outro se cansa. E desiste.

      Se ver como uma pessoal normal induz o outro a compartilhar dessa opiniao. O problema é que muitas trans andam na rua pensando "eu nao sou normal, eu nao sou normal, sera que estao percebendo que eu nao sou normal?". Ai, bixo, ninguém vai te achar normal.

      Excluir
    2. Concordo com você, mas não sou uma pessoa com pouca instrução não!
      Faço acompanhamento medico para transexuais em SP, fazendo hormonioterapia, em breve passarei pela cirurgia CRS, realmente as pessoas pensam 1000 coisas a nosso respeito, acho que com postura,respeito,integridade,agente ganha o respeito dos outros, podem ate falar pelas costas, mas uma hora isto passa!
      Mayra, eu fico muito abismada com tudo que vejo as pessoas falando sobre os gays, sobre nós, sobre outras coisas que não são consideradas normais, ontem eu mostrei seu site a uma outra amiga minha mulher genetica e ela ficou abismada com sua situação, ela me disse que um transexual deveria ser como eu, se transformar e gostar de homem, eu disse, imagina, claro que não, ela se sente feliz do jeito que é, fazendo o que mais gosta se relacionar com mulheres, do mesmo jeito que existe transhetero existe o translesbianismo, qual o problema nisto tudo? As pessoas ainda precisam evoluir muito!
      Te achei linda e uma bela mulher, continue sempre assim!
      Beijos!

      Excluir
    3. Tem muito o que evoluir sim. E o que o mundo precisa pra que isso aconteça sao pessoas como nos - com a instruçao e a paciencia necessarias para transformar o odio em amor, como a mitica pedra filosofal.

      Beijos e muito obrigada pelas palavras de carinho =)

      Excluir