8 de setembro de 2012

Eventos Informativos. Transsexualidade, Direitos Civis Igualitários e Outros Assuntos: 13 e 14 de Setembro

Semana que vem vão acontecer dois eventos bastante interessantes para quem pretende se informar e discutir, ao vivo, o assunto de identidade de gênero e outros próximos, no Rio de Janeiro. Vejam abaixo.



Ambos são gratuitos, então dificuldades econômicas não são um motivo cabível para não ir, somente a falta de interesse. João W. Nery é um transhomem, uma pessoa geneticamente feminina que assume sua identidade psicológica masculina, e já foi entrevistado pelo Jô falando sobre seu livro e sua história vida. O vídeo completo se encontra aqui:


Ele é um cara inteligente, bem resolvido e inovador: afinal, os transhomens representam uma porcentagem da população ainda menor do que as transmulheres, e aqueles que realizaram a cirurgia de mudança de sexo nesse sentido são ainda menos numerosos.

Já assisti a entrevista há muito tempo, mas nunca tive o prazer de ler sua obra. Tenho certeza, porém, que vale muitíssimo a pena: é uma historia de superação como a de tod@s nós, mas em uma época muito menos esclarecida, com preconceitos muito mais aflorados e o mais importante: a carga do tempo que lhe concebeu a vitoria sobre sua forma física e sobre aqueles que se impuseram contra.

Recomendo assistir à entrevista e, com certeza, a comparecer ao evento. Eu estarei lá =)


Esse evento é mais diversificado e discute temas interligados mas independentes. Eu tentarei estar presente no primeiro, por ser o mais obviamente próximo de mim. Como sei não possuir muita paciência, não adianta dizer que vou nas outras duas sessões - não vou.

A organizadora, Bianca Santos, é uma moça que conheci pessoalmente. Como sei que ela detesta os termos que usamos para nos identificarmos como um grupo, explico somente que seu código genético carrega um cromossomo Y. =) Simpática, inteligente e cheia de bom humor, estuda direito na Estácio e abriu mão de muita coisa para seguir seu sonho e se realizar. Quem quiser ver uma reportagem do jornal Extra e conhecer um pouquinho mais de sua historia, veja aqui:


Para quem se interessa pelo assunto, os eventos indubitavelmente fornecem uma experiencia valiosa. E para quem caminha essa estrada, pode ser a forcinha ou aquele pedacinho de informação que faltava para tomar coragem e dar os primeiros passos.

Beijinhos,
MayB

Nenhum comentário :

Postar um comentário